A maioria das das pessoas que usam os computadores para jogar sabe que é necessário uma placa de vídeo para poder jogar ou para pessoas que trabalham com edição de vídeos e imagens também é necessário adquirir uma placa gráfica.




Para aqueles que ainda não sabem ai vai algumas dicas sobre esse assunto.


  As placas de vídeo, adaptador gráfico, GPU ou aceleradora gráfica, como também são conhecidas, são uns dos componentes mais importantes do computador. Ela é responsável por enviar sinais ao monitor que são transformados em imagens para o usuário. A maioria dos computadores de hoje em dia possuem placas de vídeo, entretanto, são denominados Onboard ou seja integrado a placa-mãe, geralmente encontrados em computadores de baixo custo, computadores para usuários comuns.

  Na imagem abaixo podemos identificar a saída de vídeo VGA (Vídeo Graphics Array = Padrão de Disposição Gráfica), que geralmente são os padrões um pouco antigos ou obsoletos.





  Nesta outra imagem notamos um padrão diferente, são os padrões da atualidade, com saídas de vídeo como HDMI(High Definition Multimedia Interface = Interface de Multimídia de Alta Resolução) DVI(Digital Video Interface = Interface Visual Digital).








  As placas de vídeo Offboard ou seja, separados da placa-mãe são compradas avulso. Em um computador por conter uma ou mais placas de vídeo, esses adições são chamdas de SLI(Scalabe Link Interface = Interface de Link Escalável) desenvolvido pela Nvídia e o Crossfire desenvolvido pela AMD. Ambos tem a mesma função, entretanto com pequenas diferenças.


 




  As placas integradas (Onboard) não possuem memória dedicada ou memória própria, sendo assim, elas usam a memória compartilhada, que também é divida com processador e outros componentes o que acaba deixando o sistema lento. Além de depender da memória do computador ela também depende do processador para funcionar, sendo assim, o processador acaba fazendo as tarefas que deveriam ser executadas pela placa de vídeo, ou seja, perde ainda mais desempenho. Um exemplo é quando você tenta executar uma tarefa que exige um pouco mais de poder gráfico, resultado, o seu computador fica lento e travando.

Por que eu preciso de uma placa de vídeo ? A resposta é a seguinte:


  • As placas de vídeo Offboard possuem memória dedicada, ou seja, não utilizam a memória compartilhada, deixando livre para os outros componentes. 


  • Tem um processador independente, executa as tarefas que antes eram feitas pelo processador. 


  • Suporte ao recurso o 3D, vantagem para as pessoas que jogam em PC e para profissionais que trabalham com edições de vídeos. 


  • Portas de Vídeo em formato digital como HDMI, Displayport e DVI(algumas placas Onboard também possui saídas DVI e HDMI). 





  Na minha opinião,resumindo, as placas de vídeo Offboard são praticamente um computador independente, que melhora significativamente a qualidade e o desempenho do computador em jogos e edições, atualmente com a evolução da tecnologia uma placa de vídeo offboard tem se tornado uma peça  indispensável em um computador.







__________________________________________________________________________



0 comentários:

Não é permitido fazer novos comentários.

Postagens mais visitadas

Parceiros

Trends Tops Agregador de Links GeraLinks - Agregador de links
Uêba - Os Melhores Links